O Pecado da Idolatria
Mensagem de Fé
O pecado da idolatria
Prof. Anísio Renato de Andrade
Idolatria é trocar Deus por outra coisa ou pessoa, é adorar a um falso deus.
Todas as pessoas de todas as religiões devem ser respeitadas, amadas e devem ter o direito de expressar suas crenças e opiniões. No entanto, não é em nome do amor que vamos deixar de dizer a verdade. Isto seria uma contradição. A Bíblia fala do amor de Deus a toda a humanidade, independente de suas religiões (João 3.16). Contudo, ela fala também contra o pecado e contra as doutrinas erradas, mostrando que o caminho do erro leva ao inferno (Gálatas 5.19-21 e Apocalipse 22.15). Logo, devemos amar e também mostrar o erro. Devemos mostrá-lo polidamente, como é próprio do amor. No Velho Testamento, por exemplo, Deus fala contra aqueles que adoravam imagens de escultura e proibiu o seu próprio povo de fazê-las com o objetivo de se prostrarem diante delas (Êxodo 20:1-5; Isaías 40.18-20; Isaías 44.9-20; Isaías 45.20). Deus condenou também a invocação aos mortos
(Deuteronômio 18.9-14). O pecado da idolatria é um dos mais combatidos pelos profetas da Velha Aliança. Enquanto que os outros pecados, em geral, são ofensas contra Deus, a idolatria configura-se como abandono ao verdadeiro Deus. Pensemos, por exemplo, em uma vida conjugal. Marido e mulher podem, eventualmente, se ofenderem e se magoarem e tudo pode ser resolvido na maioria das vezes. O adultério, porém, é uma ofensa totalmente distinta das outras, porque vai contra o vínculo matrimonial e afronta seus compromissos basilares. Logo, na vida conjugal, o adultério é o mais grave pecado. A Bíblia compara a idolatria com o adultério. O povo de Deus é muitas vezes mencionado como "esposa" do Senhor. Essa expressão foi usada no Velho Testamento em relação à nação de Israel, e, no Novo Testamento, referindo-se à igreja. Quando o povo de Deus vai atrás de outros deuses, isto é considerado uma traição, ou um tipo de adultério espiritual. (Ezequiel 16; Ezequiel 23; Oséias 1.2; Oséias 3.1; Jeremias 3; Tiago 4.4-5).
Essas praticas são alguns dos grandes erros doutrinários de vários segmentos religiosos. Sabemos que muitos dos santos adorados hoje foram, de fato, pessoas santas, servos de Deus, dignos de serem imitados. Porém, morreram, e não ressuscitaram. Quando alguém lhes dirige uma oração, está fazendo uma invocação aos mortos, o que Deus proibiu e condenou. Tais fiéis, pessoas sinceras e bem intencionadas, deveriam estar fazendo seus pedidos a Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). Jesus mesmo nos ensinou a orar direto ao "Pai nosso". Dizem que os santos intercedem pelos vivos. Mas, o que diz a Bíblia? Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, conforme está escrito na primeira epístola de Paulo a Timóteo (2.5). Isto, porque Jesus foi o único que morreu na cruz para nos salvar do inferno, tomando sobre si o castigo pelos nossos pecados. Jesus e o Espírito Santo são os únicos que intercedem por nós diretamente diante do Pai (Isaías 53.12 e Romanos 8.26). É verdade que as pessoas vivas intercedem umas pelas outras, mas os mortos não intercedem por ninguém. Está escrito que os mortos não tem parte alguma no que sucede debaixo do sol (Eclesiastes 9.5-6). Eles não participam, não vêem, não ouvem orações, não intercedem, nem interferem.
Logo, vemos a invocação aos santos como idolatria e politeísmo. O apóstolo Paulo, quando estava vivo, não admitiu que ninguém o adorasse nem se prostrasse diante dele (Atos 14.11-15). Se hoje ele pudesse falar a todos quantos o invocam e veneram como santo, talvez ele repetisse suas palavras do texto de Atos: "Por quê fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós!"
Quando o apóstolo João, inadvertidamente, se prostrou diante de um anjo, este o repreendeu dizendo : "Não faças tal coisa. Sou teu conservo .... Adora a Deus!" Só diante de Deus devemos nos prostrar. Somente a ele devemos dirigir nossas orações. "Ao Senhor teu Deus adorarás e somente a ele darás culto." (Mateus 4.10). Devemos adorar ao Criador e não à criatura. (Romanos 1.21-25).
(Outras referências bíblicas sobre o tema : Jeremias 10.1-16 Ezequiel 22.3-4 Salmo 115.1-8).
Em caso de utilização impressa do presente material, favor mencionar o nome do autor:
Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.
Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.
http://www.anisiorenato.com/
Versículos de Idolatria - Bíblia
www.bibliaon.com › Temas da Bíblia
Translate this page
Translate this page
You've visited this page many times. Last visit: 12/28/14
Como convencer catolicos do pecado da idolatria? - O que ...
www.respondi.com.br/.../como-convencer-catolicos-d...
Translate this page
Translate this page
Vivos! - Idolatria Gospel
www.vivos.com.br/383.htm
Translate this page
Translate this page
A Idolatria e a Feitiçaria - Estudos da Bíblia
www.estudosdabiblia.net/a11_5.htm
Translate this page
Translate this page
Salmos, 113 - Bíblia Ave Maria - Bíblia Católica Online
www.bibliacatolica.com.br › ... › Rute › I Samuel
Translate this page
Translate this page
Salmos 113 - Bíblia Online - acf
www.bibliaonline.com.br/acf/sl/113
Translate this page
Translate this page
“nossa senhora” a padroeira do brasil - Igreja Batista Bereana
www.palavraprudente.com.br/.../marceloolimanossase...
Translate this page
Translate this page
(4) Quanto a seus ídolos de ouro e prata, são eles simples obras da mão dos homens.
13.(5) Têm boca, mas não falam, olhos e não podem ver,
14.(6) têm ouvidos, mas não ouvem, nariz e não podem cheirar.
15.(7) Têm mãos, mas não apalpam, pés e não podem andar, sua garganta não emite som algum.
16.(8) Semelhantes a eles sejam os que os fabricam e quantos neles põem sua confiança.
http://www.anisiorenato.com/
:: Pr.Anísio Renato de Andrade
Bíblia catolica estar no Salmo 113:>Bíblia catolica está no Salmo 113:
Deus e contra totalmente a idolatrias
ResponderExcluirLc ( 7-1,2 ) não julgueis, e não sereis julgados. Se sua fé é grandiosa, e você é santo, deixa sua vida de luxo e vende teus bens e dá a quem precisa Jesus em nenhum momento da sua vida buscou realização material, carros casas de luxo, é curioso ser cristão, pois vejo pessoas bem vestidas desfilando pra igreja, mas se tem alguém na rua que não seja da sua igreja, ou um mendigo ou drogado, a pessoa finge em não ver, só me responda uma coisa, pra quem Jesus Cristo veio, prós mestres da lei ou para os pecadores? Sou só uma pecadora, e quanto a imagem de Nossa senhora, quando morrermos saberemos o que Jesus tem a dizer sobre essas coisas, porque eu se alguém falasse mal de minha mãe eu não iria gostar. Mas é com ele, e não esqueça através da mulher entrou o pecado no mundo e através dela entrou à salvação, você crê em Deus, tudo o que ele faz e maravilhoso certo, você acha que ele não criou a mulher certa pra a mãe do Salvador? Tentem vocês de muita fé, converter os traficantes porque estão acaba com o nossos jovens ao invés de ficar gastando tempo com os católicos. Quando chegar o julgamento final todos estão presentes. Então ajuda o mundo a ficar melhor. Para gerar intriga e um favor que faz a Jesus.
ResponderExcluirAntes de criticar a fé católica é preciso vivenciar pra entender,é muito fácil criar panfletinhos criticando a fé alheia,achando que só a sua levará as almas pra Deus,meu irmão o catolicismo igreja existe a mais de 2000 anos,será que nessa época ninguém ia pro céu?Maria ela é bem aventurada entre todas as mulheres,através do sim dela Jesus veio a esse mundo,através do pedido dela (Intercessão) que jesus fez o primeiro milagre,transformando a água em vinho,através da saudação dela,sua prima isabel ficou cheia do espírito santo,tenho certeza que jesus não gostaria que falassem mal da Mãe dele,ela é nossa Mãe,por isso aceite,peça a Mãe que o filho atende!!!
ResponderExcluirA mãe e os irmãos de Jesus
ResponderExcluirMarcos 3.31-35; Lucas 8.19-21
Mateus 12:
46 Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. 47 Então alguém disse a Jesus:
— Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
48 Jesus perguntou:
— Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
49 Então apontou para os seus discípulos e disse:
— Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. 50 Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.